As técnicas de reconstrução óssea e correção de deformidades estão intimamente ligadas à traumatologia, pois, com frequência, são indicadas para tratar consequências ou sequelas de trauma.
Na reconstrução óssea, realizamos preenchimento de defeitos ósseos, correções de fraturas sem consolidação, tratamentos de infecções no osso ou necroses, entre outras. Normalmente o tratamento é realizado através de um fixador externo, aparelho que permite uma série de correções e diversas modalidades de reconstrução. Muitas vezes são realizados enxertos ósseos, que pode ser retirado do próprio paciente ou de banco de tecidos (transplante ósseo), dependendo da reconstrução necessária.
Já as deformidades (membros tortos) a serem corrigidas por cirurgia, podem ser resultado de uma fratura que consolidou de maneira errada ou mesmo consequência de fatores congênitos e constitucionais do paciente (joelhos e pernas arqueadas, por exemplo), mas que mesmo assim podem necessitar de tratamento cirúrgico. Essas deformidades podem ser abordadas através do fixador externo, placas e parafusos ou hastes metálicas, a depender do osso e do tipo de correção necessária.