Essa patologia de nome complicado, batizada com os nomes dos dois cirurgiões ortopédicos que a descreveram, no início do século passado, O joanete, chamado cientificamente de hálux valgo, é uma saliência óssea formada na base do dedão do pé a partir de um desalinhamento entre os ossos e as articulações dos dedos.
A principal causa dessa deformidade é o uso frequente de calçados apertados, com salto alto ou bico fino, mas o problema também pode surgir devido a outros fatores, como malformação, traumas e artrite reumatóide.
Em alguns casos esta condição é assintomática, tornando-se apenas uma queixa estética, porém para muitos pacientes o joanete pode causar dor, dormência e inchaço, dificultando o uso de sapatos fechados e prejudicando o caminhar e a realização de atividades básicas diárias.
O diagnóstico é feito pelo exame físico, realizado por ortopedista, com o auxílio de raio x dos pés, para avaliar os ângulos entre os ossos.
O tratamento inicial pode ser feito através de analgésicos, mudança de calçados, fisioterapia e infiltrações. Quando isto não funciona, há a necessidade da cirurgia, única maneira de se corrigir a deformidade.