TRATAMENTO DE INFECÇÃO ÓSSEA (OSTEOMIELITE)

A osteomielite é uma condição médica caracterizada por um processo de infecção em um osso, causado por uma bactéria ou fungo. Ela pode ser aguda, vista mais comumente em crianças e durando geralmente poucas semanas; ou pode ser crônica, em um processo lento e insidioso, frequentemente vista depois de uma cirurgia para correção de fratura, após uma fratura exposta ou como complicação de alguma lesão ou ferida crônica na pele.  

O tratamento da osteomielite é essencialmente através de cirurgias, seja para retirar o osso afetado ou para drenar algum abcesso ósseo que possa haver. O tratamento, especialmente da osteomielite crônica, é muitas vezes longo (podendo durar meses ou até mesmo anos) e desafiador, tanto para o médico quanto para o paciente. Normalmente a parte do osso acometida precisa ser removida e técnicas de reconstrução utilizadas para preencher os defeitos ósseos e refazer a função do membro afetado. A utilização do fixador externo é muito frequente, visto que não se deve colocar, de uma maneira geral, implantes internos em um osso com infecção.

Ao longo dos meus quase 20 anos de atuação na ortopedia, tive a oportunidade de tratar diversos casos de osteomielite, utilizando técnicas diversas, de acordo com o caso específico de cada paciente.